Autismo, Asperger e outras Perturbações do Espectro Autista



Fale-nos da sua experiência, das suas dificuldades, das suas conquistas e frustrações. Partilhe com outras mães e familiares, cuidadores e professores que também convivem com estas crianças. Pergunte, partilhe, ajude!


2 comentários:

  1. Meu filho tem 6 anos e tem autismo leve. Hoje em dia já consegue se comunicar e entender o que falamos com ele. A nossa maior dificuldade com o Kauã são as estereotipias. Elas somem e dão lugar para outras. Não sabemos como devemos proceder diante desse fato. Obrigada à todos!!!
    Kátia mãe do Kauã de 6 anos.

    ResponderEliminar
  2. Olá. estou entrando aqui agora e nem sei se é permitido responder ao comentário de outra pessoa, portanto se eu estiver fazendo errado me perdoem.
    Kátia, o que vc está relatando é bastante comum. As estereotipias tendem a ir e vir e serem substituídas por outras. Há uma diferença entre elas. Chamamos de estereotipia produtiva aquela que se manifesta após uma contrariedade para aliviar uma tensão. Ocorre porque a criança tem dificuldade em se fazer compreender. É como se ela estivesse "falando" que está irritada ou que algo não a agradou. Quanto mais ela for capaz de se comunicar através da fala, menos ocorrência dessa estereotipia. O que fazer: Não conter a não ser que a criança esteja correndo o risco de se machucar. O outro tipo chamamos de estereotipia improdutiva: Acontece de repente ou o tempo todo sem nenhuma causa aparente, não houve contrariedade, como desligar a tv na hora do seu desenho preferido. Assim como o outro tipo, tende a diminuir com a malhora na comunicação, mas vc pode intervir sempre que ocorrer tentando chamar a atenção dele para outra coisa ou outra atividade. Demanda trabalho e atenção o tempo todo, mas vale à pena. Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar